Poderão participar do torneio todos os tenistas interessados na prática do esporte, de acordo com a sua categoria e experiência de jogo.
Cada torneio tem a sua própria organização e administração, definindo de forma independente aspectos como local, datas e horários, premiações, etc. O formato e regulamento do torneio, no entanto, será unificado tanto para a modalidade SIMPLES como para DUPLAS, sempre que oferecido pelo torneio.
Os torneios serão todos realizados no formato de chaves eliminatórias, mantendo-se na competição e jogador vencedor do confronto. As regras para os jogos são as seguintes:
• Os confrontos serão disputados no formato melhor de três sets. Se ficar 1x1 disputar um super tie break até 10 pontos;
• Jogos no formato normal, com vantagem. Em caso de um empate (6 x 6), o set será decidido em um “tie break”;
• Logo após o término da partida, o resultado do jogo deve ser informado à administração do torneio que estará sempre disponível durante todo o torneio;
• As bolas para o jogo serão fornecidas pela organização do torneio;
• Não haverá juiz para controlar os jogos, mas a organização do torneio estará disponível para dirimir dúvidas que possam surgir durante as partidas;
• Se os jogos forem interrompidos por força maior, os jogadores devem entrar em contato com a organização do torneio para a resolução e remarcação do jogo;
• Nos casos em que um dos jogadores não compareça no horário marcado, o tempo de espera para declarar o WO é de 15 minutos;
• A vitória por WO será considera como vitória por 6 x 0 e 6 x 0
A organização de cada uma das etapas do circuito pode definir pela abertura das categorias SIMPLES e DUPLAS de acordo com o número de inscritos. Em geral o circuito se organiza a partir das seguintes categorias e modalidades:
SIMPLES: 1ª classe, 2ª classe, 3ª classe, 4ª classe e 5ª classe (iniciantes). Simples feminino pode estar disponível em algumas etapas do circuito.
DUPLAS: Masculino nas categorias: 2ª classe, 3ª classe, 4ª classe e 5ª classe (iniciantes), de acordo com cada etapa do circuito.
OBS.: Podem haver inclusão de novas categorias em etapas caso o clube sede demonstre interesse em ter a categoria, desde que a mesma tenho no mínimo 4 participantes. (Ex. Infantil, Duplas Mistas, Duplas Femininas, etc.)
Cada tenista terá o direito de escolher a classe ao qual irá participar no ano de 2022. Acreditamos no bom senso dos jogadores para se inscreverem na classe correta para que os jogos se mantenham em alto nível e com equilíbrio entre os participantes.
Da organização da etapa FINALS
O tenista que deseja jogar em 2022 em mais de uma categoria (3ª e 4ª classe, por exemplo) pode pontuar e acumular pontos para o Finals nas duas categorias. A participação no Finals em mais de uma categoria é uma opção exclusivamente do tenista.
Em relação à pontuação para as duplas:
* A pontuação para as duplas passará a ser individual
* O tenista somente poderá jogar o Finals se tiver participado de pelo menos duas etapas jogando nas Duplas
* Os 8 tenistas mais bem ranqueados nas duplas em cada categoria estarão elegíveis para jogar o Finais (8 duplas), e poderão formar a dupla para o Finals com tenistas que já disputaram jogos nessa categoria dentro do ano vigente
Em relação à organização do finals:
O Finals será organizado da seguinte forma:
8 tenistas mais bem ranqueados nas Simples
8 tenistas mais bem ranqueados nas Duplas ( cada um podendo escolher seu parceiro, formando 8 Duplas)
Nas Simples serão considerados os 4 mais bem pontuados como cabeças de chave, e os demais serão sorteados.
Nas Duplas serão considerados os 4 mais bem pontuados como cabeças de chave, e os demais serão sorteados.
Sobre a pontuação do FInals:
A participação no Finals soma o dobro de pontos que as etapas anteriores, e a posição do tenista ao final de todas as etapas e do Finals será utilizada como base para a formação das chaves na primeira etapa do circuito no ano seguinte.
A pontuação do Circuito é zerada novamente no início de cada ano e os pontos começam novamente a somar para os tenistas que participam das etapas do circuito.
*O Torneio Finals será usado como critério de desempate caso os atletas cheguem empatados em pontuação ao final do ano.
O Circuito de Tênis dos Vales instituiu um Comitê Organizador (formado pelos organizadores, e um representante de cada clube sede das etapas) para avaliar situações atípicas que eventualmente podem ocorrer nos torneios que fazem parte do circuito. O objetivo deste comitê é manter o alto nível desejado para o esporte tênis, tanto dentro da quadra como fora das quadras.
Sempre que uma situação atípica ocorrer o organizador do torneio deve comunicar formalmente a organização do Circuito de Tênis dos Vales, que vai então acionar o Comitê Organizador para avaliar o ocorrido e tomar as providências cabíveis.
Após a avaliação do Comitê Organizador, pode ser imputada ao(s) participante(s) alguma das seguintes penalizações:
• Advertência
• Eliminação do torneio
• Eliminação do torneio e suspensão temporária da participação no Circuito de Tênis dos Vales, com prazo a ser definido pelo Comitê Organizador
• Eliminação do torneio e suspensão definitiva da participação no Circuito de Tênis dos Vales
É importante ressaltar os objetivos do Circuito de Tênis dos Vales e dos torneios que fazem parte:
• Integração dos tenistas, amigos e familiares
• Estimular a participação de mais tenistas da região nos torneios
• Elevar o nível de qualidade dos tenistas da região
• Criar um ranking que demonstre a evolução dos tenistas da região
• Estimular a prática do esporte e da competição saudável
• Estimular e reforçar o ambiente de amizade entre os tenistas
O Circuito de Tênis dos Vales deve preserver pelas boas relações e evitar qualquer tipo de manifestação contrária aos objetivos aqui relacionados. Qualquer situação que desvirtue o objetivo do circuito será analisada e eventuais punições podem ser aplicadas para zelar pela qualidade, segurança e harmonia entre todos os torneios da região.